sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Em setembro, chuvas começam a ficar mais intensas no Pará

 


O período de chuvas já está voltando ao Pará. Tradicionalmente considerado como o período de transição entre a época seca e chuvosa, o mês de setembro será marcado pela incidência, cada vez maior, de chuvas no Estado, principalmente a partir da segunda quinzena, de acordo com previsão do Núcleo de Hidrometeorologia da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

Deverá chover mais nos municípios das regiões Nordeste, oeste da Calha Norte e Sudoeste, com média em torno de 100 mm/mês. No Sul do Pará, os movimentos descendentes que dominam a região central do Brasil no período seco já começam o processo de enfraquecimento, dando início ao período de transição, uma vez que, climatologicamente. a segunda quinzena deste mês já dará suporte para os primeiros eventos de aproximação e interação com as frentes frias.

A faixa leste e a porção central do Pará ainda terão pouca chuva, com volumes pluviométricos abaixo de 50 mm/mês, assim como a porção central, que também terá volumes abaixo de 50 mm/mês.

A faixa norte mantém redução nos volumes mensais de chuva, ainda no período seco, com volumes oscilando entre 25 mm e 100 mm/mês, em média. A baixa ocorrência de chuvas na faixa Norte neste período é causada por questões sazonais e climáticas, pois os principais sistemas meteorológicos de grande escala atuantes nesta área ainda estão posicionados distantes da faixa equatorial.

“Em geral, setembro deverá apresentar chuvas dentro do normal climatológico na maior parte do estado, nas regiões Nordeste, na Região Metropolitana de Belém, em parte do Marajó, no Baixo Amazonas e na região Sudoeste. Em parte das regiões Sudeste e Marajó, as configurações atmosféricas associadas a fatores locais indicam anomalias de chuva abaixo do normal. No entanto, não se descarta a ocorrência de pontos isolados de chuvas, principalmente na região Sudoeste”, enfatiza Saulo Carvalho, coordenador do Núcleo de Hidrometeorologia.

0 comentários:

Postar um comentário