sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Em defesa do Piso, enfermeiros protestam na Avenida Nazaré, em Belém

 

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Saúde do Estado do Pará (Sindsaúde-Pa), juntamente com outras entidades sindicais representativas da Enfermagem promovem nesta sexta-feira, 9, uma mobilização com o objetivo de pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pela manutenção da Lei 14.434, que estabelece o piso da enfermagem. O ato iniciou às 8h, na Praça da Trindade, no bairro da Campina em Belém.

Os manifestantes caminham ao longo da Avenida Nazaré. O trânsito no local precisou ser interditado.

A coordenadora geral de política sindical do Sindsaúde-Pa, Miriam Andrade, comenta sobre a decisão do ministro do STF, Luis Roberto Barroso, que suspendeu a lei que criou o piso da enfermagem. “Nós não iremos permitir que o ministro do STF, de forma monocrática, termine com uma luta, que há mais de 30 anos a categoria vem lutando, que é o piso nacional da enfermagem. Seguimos em frente para tentar derrubar uma decisão infeliz, autoritária, que só beneficia os comerciantes da saúde, que durante a pandemia do covid-19 lucraram bastante”, detalha.

Miriam destaca a importância da participação dos profissionais da saúde, para a manifestação pacífica, que contará com a presença de várias entidades sindicais representativas da enfermagem. “É importante a participação de todos, pois precisamos dar um basta nessas decisões que não contribuem com a valorização da categoria”, finaliza Miriam.

O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, considera errada a decisão do Ministro Luís Roberto Barroso e reforça a recomendação n° 027, de 18 de agosto, que pede a rejeição pelos ministros e ministras do STF da Ação impetrada pela Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde). “Tudo faremos para que o piso seja efetivado o mais rapidamente possível, porque isto é justiça aos trabalhadores e trabalhadoras dessa categoria tão importante para o povo do nosso país”, afirmou Pigatto.

0 comentários:

Postar um comentário