sexta-feira, 8 de julho de 2022

Especialista do Regional da Transamazônica aponta benefícios do chocolate para a saúde

 


Hospital Regional Público da Transamazônica, no Pará, chama a atenção para a quantidade consumida e às informações no rótulo

Na última quinta-feira (7), foi celebrado o Dia Mundial do Chocolate, data que marca a existência de um produto irresistível, que é rico em nutrientes em substâncias que trazem diversos benefícios à saúde e proporciona bem-estar.

De acordo com Gabrielly Passarelli, nutricionista clínica que atua no Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira (PA), o chocolate pode contribuir para redução do estresse, melhorar o humor, auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares e até atuar como um anti-inflamatório, podendo prevenir doenças como o Alzheimer e diabetes.

Com a infinidade de marcas e tipos de chocolate disponíveis do mercado, é difícil saber ao certo qual a melhor opção para consumo. Mas, de acordo com a profissional, o primordial é o cuidado com o excesso. 

“Assim como qualquer outro alimento consumido além da quantidade recomendada, o chocolate pode ser prejudicial para a saúde. Por isso, é preciso ser consciente e saber dosar”, explica a Gabrielly.

Segundo a nutricionista do HRPT, unidade que pertence ao Governo do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde, os chocolates que possuem melhor qualidade nutricional são os amargos, mas os consumidores precisam ficar atentos aos rótulos.

“Existem os chocolates 70%, mas que possuem muitos conservantes, gorduras e até aromatizantes artificiais que não são interessantes para nosso organismo. Por isso, ao ler o rótulo, devemos ficar atentos se aquele chocolate possui somente açúcar, manteiga de cacau e massa de cacau, que são os ingredientes ideais”, explica a especialista.

Cuidados com o consumo excessivo

De acordo com a nutricionista, a população brasileira está acostumada a consumir chocolate ao leite, produto que possui uma quantidade grande de energia por conter mais gordura e açúcar, além de pouco cacau na composição. 

“A longo prazo, esse consumo excessivo e contínuo pode contribuir para o ganho de peso e alterações no organismo, aumentando o colesterol e podendo ser muito prejudicial para a saúde”, complementa.

Consumo moderado e benefícios para a saúde

Estudo divulgado pelos pesquisadores da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, aponta que o chocolate pode auxiliar no combate ao câncer de intestino. Isso porque, de acordo com a publicação, algumas moléculas do cacau, as procianidinas, possuem propriedades antioxidantes, que servem como proteção para as células às degenerações do tumor.

Veja outros benefícios do chocolate para a saúde:

- Aumenta o colesterol bom (HDL); 

- Estimula o sistema nervoso central; 

- Diminui a fome;

- Melhora a saúde do coração;

- Melhora o humor;

- Previne a trombose; 

- Protege a pele dos raios solares.

0 comentários:

Postar um comentário