sábado, 23 de outubro de 2021

Festival Gastronomia das Ilhas movimenta região do Combu com tour pelas águas

 


Este sábado (23), em Belém, foi marcado por um tour pelas águas doces do rio Guamá, com a realização do primeiro Festival Gastronomia das Ilhas. Com duas opções de roteiro, pelo rio Guamá e pelo igarapé Combu, a programação visa o fomento da economia local, a geração de emprego e renda e, ainda, o turismo, por meio da culinária belenense - a capital paraense foi eleita pela Unesco Cidade Criativa da Gastronomia, em 2015.

Doze restaurantes foram convidados a participar do festival, promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração de Belém: na Rota Rio Guamá (Verde), participaram Casa Combu, Combu na Cuia, Mirante do Combu, Remanso da Ilha, Saldosa Maloca e Solar da Ilha; na Rota Igarapé Combu (Roxo), participaram os restaurantes Aho, Combu Grill, Farol da Ilha, Filha do Combu, Portas Abertas e Rústico da Ilha. Os estabelecimentos criaram pratos especiais para o evento ao preço individual de R$ 59,90, com direito a entrada, prato principal e sobremesa.

No menu do restaurante Farol da Ilha, feito para o Festival, palitos de tapioca com carne seca e geleia de tomate apimentada na entrada; filhote defumado com arroz de Jambu cremoso e gratin de macaxeira no prato principal; e, na sobremesa ganache de chocolate quente com sorvete. O chef de cozinha Wagner Santos comentou sobre o resultado esperado com a movimentação do evento.

“Além de divulgar o trabalho da gastronomia no combu, traz renda formal e informal para os próprios moradores daqui. Também é bom para os turistas, que conhecem o nosso espaço, a natureza e desfruta das iguarias que temos na ilha. Mas hoje, o nosso maior público, e que cresceu muito nos últimos tempos, é o próprio belenense”, declarou o chef Wagner.

0 comentários:

Postar um comentário