terça-feira, 26 de outubro de 2021

Com programação especial, Hospital Metropolitano aborda mitos e verdades do câncer de mama

 Nesta semana, acompanhantes de pacientes internados na unidade participaram de palestras e rodas de conversa, que integram a campanha Outubro Rosa


Em alusão à campanha Outubro Rosa, que visa a prevenção e conscientização sobre o câncer de mama, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, realizou, nesta segunda-feira (25), uma programação especial. 

Em um ambiente descontraído, a palestra “Câncer de Mama: mitos e verdades” foi ministrada pela médica oncologista Jamily Rocha, para acompanhantes de pacientes internados na unidade hospitalar. 

O principal objetivo da ação foi transmitir informações sobre os processos da doença, desde o diagnóstico até o tratamento indicado. 

“Estamos saindo do período pandêmico, onde muitas pessoas deixaram de procurar ajuda, de realizar consultas ou exames, porque não podiam sair de casa e isso trouxe um atraso significante no diagnóstico de casos. Então, mostrar que essas pessoas precisam se cuidar e engajá-las para isso é fundamental”, destaca a médica.

A programação contou, ainda, com a roda de conversa “O câncer tem cura”, com mulheres que estão no processo de recuperação da doença e fazem parte do grupo de apoio Laços de Amor, criado no Pará para acolher pessoas com os diversos tipos da doença.

Entre as mulheres que fazem parte do grupo e contaram suas experiências está Gemille Sales, que, há três anos, recebeu o diagnóstico de câncer de mama e já passou por vários estágios da doença. 

“É importante que as pessoas saibam que um diagnóstico não é o fim da vida. Eu já me deparei com várias pessoas que ficaram depressivas, que não saem de casa por conta da doença. O nosso incentivo é o reverso disso, estamos aqui para mostrar e comprovar que a doença não é o fim da vida”, declara Gemi

A dona de casa Maria Izete, 61, que acompanha o irmão que está internado no Hospital Metropolitano, participou da palestra e ficou surpresa ao saber que homens também podem ser acometidos pela doença. 

Para ela, o aprendizado será repassado em casa, entre os familiares. “Eu nunca imaginei que participaria de uma palestra sobre um tema tão importante quanto esse hoje. A minha maior surpresa foi saber que os homens também podem sofrer com câncer de mama. Vou reforçar com o meu esposo e filhos”, comenta.

Mais humanização - Dentro da unidade hospitalar, criada pelo Governo do Estado e gerenciada pela Pró-Saúde, a ação contempla um calendário anual de atividades focadas na humanização.

“Essa é mais uma ação que desenvolveremos dentro do Hospital Metropolitano para informar as pessoas sobre essa doença que é grave e muitas vezes age silenciosamente”, diz Natália Failache, responsável pelo setor de humanização do hospital.

Para reforçar a importância da prevenção e atenção aos cuidados com as mamas durante todo o ano, a entidade filantrópica Pró-Saúde lançou, neste ano, a campanha “Outubro Sempre Rosa” e um e-book gratuito sobre câncer de mama, que oferece informações sobre o panorama geral da doença no Brasil e no mundo, além de esclarecer as dúvidas mais frequentes. Para fazer o download, acesse: https://bit.ly/3mx5F0K


0 comentários:

Postar um comentário